5 passos para obter sucesso na transição de carreira

coaching-de-carreira
Coaching de Carreira

5 passos para obter sucesso na transição de carreira

Transição de carreira é o nome que damos para o momento da vida em que um profissional decide mudar a sua área de atuação. 

Seja pelo desejo de se desenvolver profissionalmente, sobrecarga de atividades, insatisfação com a área escolhida ou até falta de perspectiva de crescimento, o processo de transição de carreira pode acontecer por muitos motivos. 

Mas como nem sempre a mudança é uma tarefa simples, muitos profissionais desistem no meio do caminho e acabam ficando cada vez mais infelizes. O que nem todo mundo sabe, é que o coaching de carreira pode ser um ótimo aliado quando este é o assunto. 

Se você deseja fazer uma transição de carreira e não sabe por onde começar, continue lendo esse artigo até o final!

Qual é a hora de fazer uma transição de carreira?

Essa é uma dúvida muito comum e a resposta depende de inúmeros fatores, já que durante esse processo, as necessidades individuais de cada pessoa devem ser analisadas. Mas fique atento se:

  • Você não se sente motivado a pesquisar e se atualizar sobre a sua área; 
  • Você não tem tido interesse nas atividades com que trabalha ou na sua área de formação;
  • Ao pensar no seu futuro profissional, você não consegue mais identificar oportunidades de desenvolvimento;
  • O seu teto de remuneração não tem sido suficiente para suprir as áreas da sua vida.

Os desafios da transição de carreira 

Ao decidir iniciar o processo de mudança de carreira, é necessário calcular os riscos que estão envolvidos. Dessa forma, você reduz as chances de acumular frustrações e arrependimentos que poderiam ter sido evitados. 

Não se assuste caso o processo acabe demorando mais do que você imagina, nem desista quando o momento de fazer renúncias começar a surgir. Tenha sempre em mente que toda transição de carreira tem esses desafios, mas eles podem ser superados com um bom planejamento. 

Quais são os 5 passos para obter sucesso na transição de carreira

Mas como planejar a mudança de carreira, superar os desafios e fazer com que essa transição se conclua ao invés de parar no tempo? Essas dicas podem te ajudar:

  1. Liste quais são as principais razões para a sua insatisfação atual e o desejo de mudança;
  2. Defina os objetivos que você deseja alcançar com a transição de carreira;
  3. Entenda quais são as exigências para que você ingresse nessa nova área;
  4. Organize as suas finanças de forma que os compromissos continuem em dia durante o processo;
  5. Procure apoio profissional de um coach de carreira experiente para complementar a sua visão e auxiliar durante essa grande mudança.

Como o coaching de carreira pode otimizar esse processo

Como você já sabe, o coaching de carreira tem o objetivo de ajudar profissionais durante a fase de transição ou mudança de carreira. A função básica desse treinamento / desenvolvimento é mostrar, com clareza, o que você deseja para a sua carreira profissional e em trabalhar um plano de ação para o atingimento dessas metas. 

O coaching de carreira te ajudará a ter uma visão mais clara sobre você mesmo e a sua carreira, trará o sentimento de realização no trabalho e te levará a se mover em direção a sua nova carreira. 

Portanto, se você está insatisfeito com o seu desenvolvimento profissional e já decidiu mudar de carreira, é hora de procurar pelo coaching de carreira. Conheça a metodologia customizada, e focada na prática, da Metacoaching!

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.