Afinal, qual o significado de coaching?

coaching
Coaching

Afinal, qual o significado de coaching?

Você já chegou a pensar qual é o verdadeiro significado de coaching? Continue por aqui e entenda de uma vez por todas esse termo tão rico!

Provavelmente, você já ouviu alguém falando desse assunto ou até mesmo conhece uma pessoa que passou pelo processo. Mas você sabe o real significado do coaching?

Esse termo, apesar de muito comentado, nem sempre é citado de maneira correta. Inclusive, há muitas vezes que encontramos esse conceito em leituras sem que fique claro sobre o que se trata.

Se você é da turma que acha que o coaching é sinônimo de frases motivacionais, infelizmente, não está sozinho, já que esse mito é um dos mais famosos entre as pessoas que não se aprofundaram no tema.

No entanto, a verdade é totalmente diferente disso! O conceito, que pode ser traduzido do inglês como treinamento, é realizado pelo coach, um verdadeiro treinador da sua vida, em diferentes pilares.

Sendo assim, a própria palavra já deixa claro que de enrolação essa área não tem nada. Inclusive, uma das principais premissas é tirar o cliente da zona de conforto e fazer com que ele desenvolva mais as suas habilidades e tome decisões para realizar os seus sonhos.

E aí, bateu a curiosidade para entender de uma vez por todas o verdadeiro significado de coaching? Continue por aqui e entenda a origem desse termo, as diferenças entre os seus tipos e, claro, a definição exata desse processo.

Quando e onde surgiu o coaching?

Pode até parecer que o termo é novo e que surgiu depois dos anos 2000, mas a verdade é que a origem da palavra vem lá do século XVI, na Hungria. 

Na época, o principal meio de transporte eram as carruagens, que na língua da época a pronúncia se parecia muito com a palavra usada hoje em dia. Além disso, o responsável por transportar as pessoas ficou conhecido como cocheiro – coach.

No entanto, qual é a relação de carruagens com o processo de autoconhecimento e evolução mental? Simplesmente o fato de que o coach, ou cocheiro, na época era o responsável por levar as pessoas de um estado a outro.

Em sentido figurado, podemos compreender que esse transporte não precisa ser entendido apenas como aquele físico realizado pelas carroças, mas também o mental, de evoluir a sua vida para outros níveis e romper as suas crenças limitantes.

Ainda sobre a história, foi em 1830 que a palavra ganhou mais força, já que começou a ser destinada também a professores particulares, que ajudavam os alunos a ficarem preparados para grandes testes.

Com o passar das décadas, o termo coach também começou a ser uma forma de nomear os treinadores de esportes, termo que inclusive é usado até hoje na língua inglesa.

Mas e atualmente? O treinador da área do coaching pode ser considerado um guia para a melhoria pessoal de muitas pessoas que buscam pela constante evolução.

Qual o significado de coaching? 

É curioso como a história é cheia de segredos, o que a torna ainda mais interessante! 

Nos dias atuais, se fôssemos definir o significado de coaching em poucas palavras seria: o processo que segue metodologias e o uso de ferramentas específicas, onde o coach (ou seja, o treinador) irá direcionar da melhor forma o seu cliente a atingir um objetivo.

Esse objetivo pode ser profissional, pessoal e até mesmo em determinada questão comportamental.

Quem trabalha nessa área ganha o nome de treinador porque irá ajudar os seus clientes a atingirem resultados. 

Existe diferença entre coaching profissional, empresarial e financeiro?

Assim como outras áreas do conhecimento, o coaching pode ser separado em alguns tipos, entre eles o profissional, executivo e financeiro.

Com o direcionamento dos conhecimentos e estratégias para cada um desses setores, o coach consegue trazer resultados específicos para essas áreas, já que cada uma tem as suas particularidades e, por sua vez, metodologias de trabalho próprias.

Sendo assim, se você quer se tornar um líder melhor, é importante contar com o coaching executivo, ao passo que se quiser conhecer melhor as suas virtudes, pontos a melhorar e, até mesmo, descobrir novos sonhos e hobbies, conte com o coaching pessoal.

Um alerta importante: independentemente do tipo de coaching que você busca, não se esqueça de contar com profissionais qualificados e que realmente possam entregar resultados.

É o caso da nossa empresa. Você pode contar com todas as especialidades de coaching aqui na Metacoaching. 

Entre em contato e conheça um pouco mais sobre Moacyr Castellani, considerado pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) como um dos mais renomados coaches brasileiros.

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.