Coaching Executivo vs. terapia: qual é a diferença?

coaching-executivo-diferenca
Coaching Executivo

Coaching Executivo vs. terapia: qual é a diferença?

Entenda as diferenças entre o Coaching Executivo e a Terapia e descubra como essas abordagens podem se complementar. Confira!

Você já se perguntou sobre quais são as principais diferenças entre o Coaching Executivo e a Terapia? 

Resumidamente, enquanto o coaching executivo se concentra em ajudar os líderes a se tornarem mais eficazes em suas funções, trabalhando do presente para o futuro, a terapia costuma se concentrar em trabalhar questões emocionais e psicológicas oriundas do passado que podem estar impedindo o crescimento e a realização de objetivos.

Neste artigo da Metacoaching, falaremos mais sobre estes dois métodos e como eles podem ajudá-lo a alcançar sucesso tanto pessoal quanto profissional. 

Continue lendo para saber mais!

Como o Coaching é diferente da terapia

A principal diferença entre o coaching e a terapia é a abordagem utilizada. Enquanto o coaching é uma abordagem mais ativa, focada para o futuro, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional e pessoal, a terapia é uma abordagem mais passiva e reflexiva, com foco por exemplo em cura de feridas e questões emocionais oriundas do passado.

A terapia tem caráter clínico e seu objetivo principal é reparar ou prevenir questões psicológicas, mas também pode ser utilizada como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades e competências. O foco está mais no passado e presente, com atenção nas emoções e no modo como o paciente se sente.

Já o coaching é um processo educacional com o objetivo de descoberta de potencial e elevação de níveis de desempenho e satisfação com a vida. O foco do coaching está no presente e futuro, com metas e objetivos claros, e o enfoque é em modelos mentais, comportamentos e atitude da pessoa.

Em resumo, a terapia é uma abordagem mais clínica, enquanto o coaching é uma abordagem mais prática. Ambos têm como objetivo o desenvolvimento pessoal, mas cada um com sua abordagem única.

Coaching Executivo e terapia: qual é a melhor opção?

A escolha entre a terapia e Coaching Executivo depende do objetivo que você deseja alcançar e das questões que precisam ser trabalhadas. Se você sente que precisa tratar questões emocionais ou comportamentais que possam estar impedindo o seu sucesso, a terapia pode ser uma opção. Mas se você está emocionalmente preparado, mas precisa de ajuda para maximizar o seu potencial e alcançar um objetivo, o Coaching Executivo é a escolha certa. Lembrando que esses processos podem ser complementares e que nada impede que você os vivencie ao mesmo tempo. 

O Coaching Executivo é uma boa opção quando a pessoa já está preparada emocionalmente e deseja melhorar sua performance profissional, aumentar sua produtividade e atingir objetivos específicos relacionados ao trabalho. Por exemplo, se você deseja se preparar para uma promoção, alcançar metas, melhorar suas habilidades de liderança ou trabalhar em equipe, o coaching pode ser uma boa opção.

Se você possui dificuldade em identificar com clareza seus pontos fortes e aproveitá-los de forma mais objetiva, enfrenta dificuldades em engajar sua equipe, deseja fortalecer suas competências como gestor e líder, é um líder novo e sente dificuldade em se desapegar do operacional, quer aprimorar sua comunicação, influência e ser mais inspirador, ou deseja ter acesso a ferramentas de delegação para ficar menos sobrecarregado e atuar estrategicamente no que é importante e prioritário para sua área/empresa, o Coaching Executivo pode ser uma opção bastante indicada para você. O objetivo dessa ferramenta é te ajudar a alcançar seus objetivos profissionais de maneira mais eficiente e eficaz.

Já a terapia pode ser útil para trabalhar questões profissionais se elas estiverem sendo afetadas por questões emocionais ou psicológicas. Algumas situações que podem requerer a terapia incluem:

Ansiedade ou estresse excessivo no trabalho: se você está sofrendo de sintomas como fadiga, insônia ou irritabilidade devido ao trabalho, a terapia pode ajudá-lo a lidar com esses sintomas.

Conflitos interpessoais: se você está tendo problemas com colegas ou chefes, a terapia pode ajudá-lo a compreender as raízes desses conflitos e a encontrar soluções.

Problemas de autoestima: se você tem baixa autoestima no trabalho, a terapia pode ajudá-lo a construir confiança e autoestima, o que pode levar a uma melhora na performance profissional.

Em geral, se você está enfrentando questões profissionais que afetam sua saúde emocional ou psicológica, é uma boa ideia buscar ajuda de um terapeuta.

Como o Coaching Executivo complementa a terapia

Apesar de haver algumas diferenças importantes entre as duas abordagens, o Coaching Executivo e a terapia compartilham alguns objetivos semelhantes, como ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos, melhorar suas habilidades interpessoais e aumentar sua satisfação pessoal e profissional.

A terapia é focada em explorar questões emocionais que podem estar afetando o bem-estar e o desempenho de uma pessoa, com o objetivo de ajudar a compreender e resolver problemas passados ​​e presentes que possam estar impedindo o seu progresso. O Coaching Executivo, por sua vez, se concentra no presente e no futuro, ajudando as pessoas a desenvolver habilidades e estratégias para alcançar seus objetivos profissionais. Em vez de se concentrar em questões emocionais, se concentra em questões práticas e estratégicas, como gerenciamento de tempo, liderança e negociação, e ambos se complementam mutuamente. Por exemplo, uma pessoa que tenha passado por questões emocionais difíceis pode se perceber mais bem preparada para alcançar seus objetivos profissionais com o auxílio do Coaching Executivo. De forma similar, alguém que esteja tendo dificuldades em sua vida profissional pode descobrir que a terapia é necessária para abordar questões subjacentes que estejam impedindo seu progresso.

Em resumo, o Coaching Executivo e a terapia são abordagens complementares que podem trabalhar juntos para ajudar as pessoas a alcançar sucesso e satisfação tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Se você está considerando iniciar uma Mentoria e Coaching Executivo, saiba que na Metacoaching nós personalizamos nossa metodologia de acordo com os objetivos específicos de cada cliente, levando em consideração suas prioridades e expectativas. Focamos na aplicação prática e os resultados são perceptíveis ao longo do processo. Conheça mais sobre a nossa metodologia de Coaching Executivo e outras soluções que oferecemos para você, como profissional ou para a sua empresa!

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.