Como controlar a raiva antes que ela controle você

metacoaching12
Artigos

Como controlar a raiva antes que ela controle você

Você se irrita com facilidade? Além de perder a calma, já perdeu o controle a ponto de ninguém conseguir ficar perto de você? A falta de domínio sobre suas emoções já te colocou em situações complicadas? Já te fez perder relacionamentos e oportunidades de trabalho? 

Com certeza, depois de ter “explodido”, você percebeu que era mais fácil administrar sua fúria do que arcar com os danos causados por ela.

Mas o que fazer para não ter mais prejuízos?

Emoções x sentimentos

Antes de tudo, é muito importante entendermos a diferença entre emoções e sentimentos. De acordo com as neurociências, emoções são mecanismos fisiológicos. São reações imediatas. Já os sentimentos são a interpretação que damos aos estímulos e às informações que recebemos. Ou seja, é algo que podemos controlar, pois esta interpretação ocorre na nossa mente.

O que podemos concluir? A raiva é apenas uma reação fisiológica que ocorre em resposta a uma situação que nosso cérebro interpreta como um ataque ou uma ameaça. Mas essa reação é passageira e controlável.

Aqui vão algumas técnicas que podem te ajudar a dominá-la

1ª Pense antes de agir, em vez de agir antes de pensar

Faça a si mesmo pergunta dos tipo: vale a pena gastar tempo e energia com isso? Será que isso vale a minha paz? Em longo prazo, essa situação terá relevância? Se eu agir desta maneira, como serei lembrado?

2ª Quer brigar menos? Se ofenda menos! Seja menos provocável

Uma técnica que ajuda muito é a respiração profunda! Acredite, funciona! Quando inspiramos o ar e expiramos de forma lenta, nosso cérebro compreende que podemos e devemos relaxar. Esse efeito é quase imediato!

E o que fazer com aquelas situações recorrentes que nos irritam muito, como o trânsito intenso ou a fila do caixa do supermercado? Mude o foco! 

No longo trajeto, você pode colocar um podcast interessante. Na fila do banco, você pode aproveitar aquele momento para responder e-mails ou limpar os arquivos do seu celular.

  Se você sente que está prestes a explodir, saia da “zona de conflito” por alguns minutos

Quando algo ou alguém nos faz sentir raiva, o cérebro faz com que o nosso corpo libere um hormônio chamado adrenalina! A adrenalina faz o coração bater mais rápido, as nossas mãos ficam frias e ficamos agitados e, consequentemente, impulsivos. Além disso, deixamos de ter a percepção correta dos fatos e perdemos a noção do que falamos e do nosso tom de voz. Em momentos assim, é melhor sair para tomar um ar.

4ª Se a raiva for intensa, transforme-a em energia para agir

Uma das lições que a neurociências ensina é que a raiva não deve ser suprimida, mas dirigida de forma positiva. Em vez de despejar sua raiva nas pessoas, transforme-a em energia para a conquista dos seus objetivos.

Colocar cada um destes passos em prática é desafiador. Mas estou aqui para te ajudar a transformar suas emoções em aliadas poderosas. Descubra o caminho para uma gestão emocional eficaz e alcance o equilíbrio que você merece. Clique aqui e agende sua sessão hoje mesmo!