Como criar hábitos saudáveis?

habitos-saudaveis
Artigos

Como criar hábitos saudáveis?

Você começou o ano animado e cheio de metas, mas já desistiu de quase todas? Se a resposta for “sim”, saiba que você não é o único. 

De acordo com um estudo divulgado pela University of Scranton apenas 8% das pessoas terminam o ano com suas metas 100% cumpridas. 

Outro fato curioso é que dia 19 de janeiro é apontado como o “Quitter’s Day”, por ser a data em que as pessoas começam a desistir dos seus planos.

Por que a desistência é maior do que a persistência? 

Os dois principais motivos são: metas inatingíveis e a falta de um plano de ação, que consiste em dividir aquele grande objetivo em pequenas metas diárias. 

Na teoria, são questões simples de resolver, mas na prática envolvem a mudança de hábitos – a famosa “saída da zona de conforto”.

Hábitos, basicamente, são comportamentos automáticos e repetitivos que são adquiridos através da prática regular, ou seja, é algo que requer rotina e disciplina – duas palavras que causam aversão por estarem relacionadas à falta de liberdade. Mas a grande verdade é que ambas são ferramentas fundamentais para escalarmos a montanha rumo à realização dos nossos sonhos. 

E como criar novos hábitos?

No best-seller “Hábitos Atômicos”, James Clear simplificou nossas vidas. Basicamente, ele argumenta que pequenas mudanças incrementais podem ter um impacto poderoso em nossas vidas a longo prazo. O autor defende que o foco deve estar em melhorar 1% a cada dia, em vez de tentar grandes transformações imediatas.  

Vamos às quatro leis básicas ensinadas por ele:

1ª TORNE O HÁBITO CLARO: 

Refere-se à necessidade de especificidade e clareza ao identificar e definir os hábitos que você deseja construir.

Por exemplo, você pode trocar o “vou me exercitar todos os dias” pelo “vou correr 30 minutos todas as manhãs, antes do trabalho”. 

2ª TORNE O HÁBITO ATRAENTE: 

O ser humano é movido a dopamina, que está associada ao prazer e à motivação. E como posso aumentar a produção deste neurotransmissor? Unindo o que você gosta de fazer com aquilo que você precisa fazer.

Você pode também encontrar um grupo onde o comportamento que você está tentando desenvolver é o padrão.

3ª TORNE O HÁBITO FÁCIL:

A facilidade é consequência da prática, por isso os pequenos começos são tão importantes. Além disso, você pode encaixar o novo hábito à sua rotina, simplificando as etapas e facilitando os acessos.

Por exemplo, é bem mais fácil fazer academia se ela fica perto do seu trabalho ou da sua casa.

4ª TORNE O HÁBITO SATISFATÓRIO:

Existe uma diferença fundamental entre bons e maus hábitos: o tempo que a recompensa demora para chegar.

Por isso: use recompensas imediatas; celebre as pequenas vitórias e visualize seu progresso, marcando no calendário os dias em que você conseguiu cumprir sua micro meta. 

Poder onde começar?

Se você está pronto para fazer uma mudança positiva em sua vida e, assim, alcançar seus objetivos, entre em contato comigo para uma sessão de coaching personalizada. Juntos, vamos identificar suas principais necessidades, superar obstáculos e desenvolver um plano de ação eficaz para alcançar o sucesso.