Como definir metas e alcançá-las?

metas
Coaching de Carreira

Como definir metas e alcançá-las?

Uma pesquisa do Statistic Brain Research Institute revelou que 50% das pessoas que fazem planos para o ano desistem antes mesmo do Carnaval. Se você faz parte desta estatística, este artigo te ajudará a mudar de grupo.

Por que algumas pessoas alcançam seus objetivos e outras não?

Os dois motivos principais que levam alguém a desistir de suas resoluções de ano novo são: objetivos irreais e falta de planejamento. 

Precisamos ter consciência de que objetivos são diferentes de metas. Objetivos são nossos anseios, vontades, sonhos e desejos. Já as metas são o plano de ação. Resumindo, objetivos são o destino, e metas são o caminho a ser percorrido. 

Como encerrar este ciclo de frustração?

Pode parecer clichê, mas para você ter a chance de acertar o alvo, é preciso primeiro defini-lo bem. Uma estratégia muito boa e difundida no mundo todo é o método SMART.

SMART é a abreviação de cinco palavras em inglês: SPECIFIC, MEASURABLE, ATTAINABLE, RELEVANT e TIME BOUND.

Cada uma corresponde a uma regrinha básica:

1ª Tenha metas específicas (SPECIFIC)

A meta deve ser clara e bem definida, evitando ambiguidades. Isso significa responder às perguntas: O que exatamente queremos realizar? Quem estará envolvido? Onde isso acontecerá? Qual é o resultado desejado?

Por exemplo, ter como meta a prática de exercícios é algo muito vago. Agora, fazer 30 minutos de caminhada por dia no Parque do Ibirapuera é algo específico.

2ª Tenha metas mensuráveis (MEASURABLE)

A meta deve ser quantificável para que o progresso possa ser medido. Isso pode envolver números, porcentagens, datas ou outras medidas tangíveis que indiquem claramente quando a meta foi alcançada.

Uma boa estratégia é dividir seu grande objetivo em pequenas metas diárias. isso simplificará o processo.

3ª Tenha metas alcançáveis (ATTAINABLE)

Deve-se considerar se os recursos necessários estão disponíveis e se o objetivo está ao alcance.

Por exemplo, seu sonho é fazer uma viagem internacional. O primeiro passo é fazer o levantamento de todos os gastos que você terá: passagem aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, suvenires, taxas… 

Vamos supor que somando tudo, dê R$12 mil. Para você realizar este sonho, será necessário economizar mil reais por mês, sem comprometer seus gastos básicos.

Se esta meta não couber no seu orçamento, você tem algumas alternativas: enxugar os gastos da viagem, escolher um destino mais barato, prolongar o prazo ou buscar uma fonte de renda extra.

4ª Tenha metas relevantes (RELEVANT)

Aqui, a prática do autoconhecimento é fundamental. A meta precisa ter importância para quem as define, deve ser algo que seja indispensável e que faz muito sentido para nós, que cause ótimos efeitos colaterais, como perseverança, resiliência, consistência e uma série de outros substantivos poderosos como esses.

5ª Tenha metas com prazos determinados (TIME BOUND)

Estipular prazos ativa o sistema de urgência do nosso cérebro e o faz trabalhar na busca por soluções.

Outro ponto importante: Quando não estipulamos prazos, caímos fatalmente na procrastinação.

O coaching é uma ferramenta fundamental para transformar suas aspirações em metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Saiba mais sobre os recursos oferecidos pela Metacoaching clicando aqui.