Como elaborar um plano de carreira?

plano-de-carreira
Coaching de Carreira

Como elaborar um plano de carreira?

Fundamental para o seu futuro, o plano de carreira pode ser feito por você mesmo, desde que siga algumas dicas. Confira quais são.

Seja você um profissional já atuante no mercado de trabalho ou alguém que ainda pretende iniciar a sua jornada no mercado, o plano de carreira pode ajudar você.

Até mesmo gestores experientes podem chegar em um momento em que se sentem perdidos sobre quais decisões tomar no futuro, como, por exemplo, se querem disputar uma oportunidade ainda mais desafiante ou se pretendem manter-se no posto que ocupam.

Engana-se quem pensa que todas as pessoas, desde jovens, já possuem todas as suas metas e objetivos traçados, principalmente quando falamos no ambiente profissional. 

A verdade é que uma grande quantidade de pessoas não sabem responder quais objetivos pretendem alcançar nos próximos cinco anos.

Apesar dessa ausência de plano de carreira não parecer perigosa em um primeiro momento, ela pode fazer com que você nem sempre tome as melhores decisões dentro do seu âmbito profissional, como também fique estagnado em um posto que não deseja mais.

De fato, quando falamos em uma carreira, diversas variáveis fazem parte, como a sua área de atuação, o seu conhecimento específico, os seus objetivos e, claro, trabalhar com algo que realmente motiva você.

No entanto, mesmo se você já trabalha há anos e acha que não tem mais solução, saiba que não existe hora certa de fazer um plano de carreira e até mesmo quem já é experiente pode se surpreender com o seu potencial e também pode se desafiar mais.

Continue por aqui e saiba quais são os passos necessários para criar um plano de carreira de sucesso, que poderá despertar novos objetivos, relembrar metas do passado e até mesmo incentivar a sua busca por outros horizontes.

4 passos para elaborar um plano de carreira sólido

Veja a seguir o que é necessário para você poder traçar um caminho para ter mais sucesso e alegria no campo profissional da sua vida. 

Inclusive, algumas dicas podem auxiliar em outros pilares, tornando você uma pessoa mais confiante e focada.

Adquira autoconhecimento

O autoconhecimento não poderia estar em outro lugar a não ser o primeiro nessa lista. Isso porque com ele você terá uma visão clara dos seus pontos fortes, pontos a melhorar, quais as suas maiores qualidades, facilidades e limites.

Aqui, é hora de ser justo consigo mesmo e analisar de forma imparcial sobre tudo o que você já fez e quais os seus projetos de mais sucesso, bem como aqueles que não ocorreram conforme o planejado.

O autoconhecimento é um processo longo e você pode exercitá-lo relembrando as suas experiências anteriores, feedbacks de gestores ou até mesmo dos professores de onde estudou.

Além disso, os seus amigos e demais pessoas de confiança também podem ser consultadas sobre o que elas mais gostam em você e o que acreditam que poderia ser otimizado.

Defina seu desejo profissional

Você quer fazer estágio em uma grande multinacional? Pretende ser sócio de uma startup? Gostaria de empreender em uma ideia que está na gaveta de casa? Ou quer encontrar uma forma de se aposentar o mais rápido possível?

Essas são apenas algumas opções dentre tantas escolhas profissionais que você pode ter na vida. No seu plano de carreira não existe certo ou errado, apenas é preciso decidir que caminho você quer tomar, para poder prosseguir com os demais passos.

Aqui, o que importa é o que você gosta de fazer e sabe que é capaz, ter metas palpáveis e pensar grande, mesmo que pareça um clichê.

Trace o caminho a ser percorrido

Aqui, é uma fase mais complexa do seu planejamento, onde você pode contar com a ajuda de um coach, como Moacyr Castellani, citado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) como um dos mais renomados coaches brasileiros.

Às vezes, sozinho você não conseguirá enxergar perfeitamente o que deve ser feito para atingir determinada meta e com a ajuda de um profissional poderá ter maior clareza do que fazer para chegar em um ponto específico.

Por falar nisso, sabia que existe uma área específica do coaching para isso? Se chama coaching de carreira e possui ferramentas e métodos direcionados a esse campo.

Defina prazos

Até mesmo a mais difícil meta de todas, como, por exemplo, ser sócio de uma multinacional, que provavelmente irá ocorrer daqui a alguns anos, precisa ter um prazo estipulado.

Com um prazo em mãos, você poderá se organizar melhor e determinar os passos para chegar onde deseja.

Agora que você sabe como montar um plano de carreira sólido, aproveite para conhecer a Metacoaching e os benefícios que você pode ter ao fazer um coaching de carreira. Esperamos você.

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.