Como superar o medo de discutir questões sensíveis com superiores usando o Coaching Executivo

coaching-executivo
Coaching Executivo

Como superar o medo de discutir questões sensíveis com superiores usando o Coaching Executivo

Saiba como o Coaching Executivo pode ajudar a superar o medo de discutir questões sensíveis com superiores. Descubra uma estratégia eficaz a partir de um caso real e saiba como a Metacoaching pode auxiliar nessa jornada!

No cenário corporativo, a habilidade de comunicar-se efetivamente é um dos elementos chave para o sucesso. 

O que acontece é que, muitas vezes, trazer questões delicadas à atenção dos superiores pode ser um desafio ancorado em sentimentos de insegurança e medo de repercussões negativas. Você já passou por isso? 

Uma ferramenta robusta que pode te auxiliar a superar essas barreiras é o Coaching Executivo. Falaremos sobre isso ao longo deste texto.

Continue a leitura!

O dilema da comunicação com superiores no ambiente corporativo

A capacidade de expressar ideias e preocupações de maneira clara e convincente é uma arte. Embora seja fundamental, muitos profissionais ainda lutam para comunicar questões delicadas aos seus superiores. 

Esta dificuldade pode ser paralisante, limitando a contribuição produtiva para a estratégia e visão da empresa e, em última análise, prejudicando o avanço na carreira.

A necessidade de enfrentar este desafio é claramente exemplificada no caso de uma cliente de Moacyr Castellani, uma gestora experiente em uma multinacional de cosméticos. Ela teve dificuldades em se posicionar e contribuir efetivamente nas reuniões estratégicas, temendo parecer inadequada ou sugerir algo sem sentido. No entanto, este desafio não é único para ela, é uma realidade compartilhada por muitos.

Abordando assuntos delicados: um exemplo prático

Existem várias estratégias que podem ser empregadas para comunicar de forma eficaz e confiante questões sensíveis. Vamos nos aprofundar no caso da gestora que trabalhou com Moacyr. 

No processo de mentoria e coaching executivo, Moacyr empregou a filosofia taoísta dos opostos complementares – a ideia de que qualquer realidade tem dois lados, ou seja, “isto e aquilo”. 

Por um lado, estava a gestora que hesitava em trazer questões sensíveis à mesa, postergando ou evitando a discussão. Por outro, ela poderia se posicionar de maneira muito direta, sem cuidado com as palavras. Ambas as abordagens tinham suas desvantagens. Então, qual seria a maneira de unir os opostos? 

A solução estava em encontrar um equilíbrio, trabalhando ambos os lados simultaneamente. A gestora foi orientada a se apresentar com respeito, expressar sua ansiedade sobre o assunto, admitir que poderia não ter domínio completo de um assunto relativo a outra área, mas também destacar que reconhecia a importância de suas contribuições, uma espécie de “introdução” ao que ela falaria a seguir. Veja: 

“Bom dia, fui convidada para essa reunião, mas antes gostaria de dizer que existem alguns aspectos sobre o tema que talvez eu não domine, então gostaria de dizer que estou aqui para contribuir com o assunto. De fato, existem algumas peculiaridades que eu analisei sobre o tema, e que gostaria de apresentar. Confesso que fiquei ansiosa com isso, pois não diz respeito exatamente à minha área. Mas na medida em que entendi que essas peculiaridades são importantes, tomei a decisão de trazer. E por favor, sintam-se à vontade para avaliar se essas colocações fazem sentido.”

Desta maneira, ela conseguiu trazer o assunto à mesa de forma construtiva, validando suas preocupações sem parecer agressiva ou inadequada e contribuindo com a empresa como era esperado. 

Entretanto, esta é apenas uma estratégia de muitas que a Mentoria e Coaching Executivo da Metacoaching pode oferecer. Cada situação é única, e cada profissional tem necessidades distintas, por isso nosso método é totalmente individual e personalizado.

Como a Metacoaching pode auxiliar nessa jornada

Na Metacoaching, esse desafio de trazer à tona questões sensíveis é encarado de forma estratégica e estruturada – como no caso da gestora, onde o método empregado se utiliza da compreensão dos dois opostos de uma situação para equilibrar a comunicação. 

Aqui, Mentoria e Coaching Executivo se unem para ajudar você a superar barreiras e a desenvolver a habilidade de abordar questões delicadas de maneira eficaz. Este processo é focado em fortalecer a autoconfiança, melhorar as habilidades de comunicação e cultivar uma mentalidade que respeite o equilíbrio entre assertividade e empatia.

Uma comunicação aberta e eficaz é a chave para a colaboração, o alinhamento estratégico e, por fim, o sucesso profissional.

Agora que você já aprendeu uma estratégia prática para levar questões delicadas aos seus superiores de forma assertiva, é hora de conhecer mais sobre a Metacoaching e experimentar o poder de transformação do Coaching Executivo em sua carreira. Conosco, a dificuldade se transforma em oportunidade e o medo em confiança para o crescimento profissional. Saiba mais sobre a nossa metodologia personalizada! 

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.