O que é coaching de negócios e seus benefícios

coaching-de-negocios
Coaching

O que é coaching de negócios e seus benefícios

Repleto de benefícios, o coaching de negócios é fundamental para auxiliar empresários a tomarem melhores decisões. Entenda.

Sabia que existe o coaching de negócios? Assim como em outras áreas do conhecimento, esse tipo de trabalho é separado por tipos, o que o torna ainda mais eficiente.

Desde o comércio até mesmo a área da saúde são divididos por setores, o que torna os estudos e metas mais específicos, de forma a fazer a diferença para quem procura ajuda especializada.

Por ser separado organizado em especialidades, o coaching pode apresentar melhores abordagens para diferentes tipos de clientes, como no caso de empresários, pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho e até aqueles que querem se conhecer mais.

No entanto, quando o assunto é esse tipo de trabalho, muitas pessoas não sabem que existem segmentos e muitas vezes não procuram o coaching de negócios, justamente por não terem a noção de que existe esse tipo de direcionamento, que é fundamental para muitos profissionais para alavancar carreira, trazer formas de inovar e principalmente despertar ainda mais conhecimento e skills que podem agregar na vida pessoal e profissional.

Pronto para entender do que se trata o coaching de negócios e porque essa abordagem está cada dia mais presente em empresas de diversos segmentos? Continue a leitura e surpreenda-se.

O que é coaching de negócios e para que serve?

O coaching de negócios é um trabalho com foco em auxiliar empresários, para que a sua empresa possa apresentar os resultados esperados e o crescimento desejado, seja ela de qual setor for.

Diferente de um curso de administração de empresas, o coach não irá ensinar o aluno a administrar a sua organização, mas trazer o direcionamento correto para que ele possa tomar decisões e pensar de forma diferente.

Como um verdadeiro guia, o coach irá direcionar o empresário a enxergar de forma mais estratégica, bem como criar um roteiro de tomada de decisões mais assertivas, para que então consiga ter uma visão mais clara para atingir os seus objetivos.

Perceba que a abordagem é totalmente individual, de forma que as ferramentas, conhecimentos e métodos do coaching de negócios serão aplicados em momentos e de formas diferentes para cada cliente.

Com esse tipo de trabalho, o empresário poderá conhecer mais sobre si mesmo, encontrar novas formas de agir, bem como descobrir diferentes caminhos para pensar, tomar decisões e resolver problemas, o que servirá para todos os setores de sua vida.

Quais os benefícios para o empresário?

O conceito de coaching de negócios parece bastante surpreendente, mas na prática realmente funciona?

Veja a seguir alguns benefícios dessa prática que podem ajudar o empresário diretamente em diferentes segmentos.

Definir metas e objetivos

Cuidar de uma empresa, seja de qual tamanho ela for, é no mínimo desafiante, de forma que grande parte do tempo do empresário será destinado e administrar o negócio, o que pode fazer com que a definição de metas e estratégias a longo prazo fiquem de lado.

O coaching de negócios pode ajudar e muito na etapa de planejamento, definição de metas e na criação de objetivos a serem atingidos, desde os menores até grandes. 

Muito mais que números a serem atingidos, os objetivos e metas servem como um trampolim para o crescimento do negócio, bem como na captação de oportunidades especiais.

Auxiliar no planejamento

Quanto mais planejamento dentro de uma empresa, melhor. Ele é um guia para a criação de novos produtos, inovação de processos, contratação de novos colaboradores, gestão, logística, compras e muitos outros pilares.

Com o serviço de um coach especializado em negócios, o gestor poderá ocupar mais parte do seu tempo ao planejamento, com diretrizes e caminhos que irão tornar esse processo linear e sem grande estresse.

Quando um empresário precisa fazer tudo sozinho, ele pode se sentir perdido e ficar em um grande impasse, deixando o planejamento com pontas soltas, o que pode ser perigoso para o futuro da empresa.

Qualificar a tomada de decisão

A tomada de decisão é muito comum no cotidiano de um gestor, principalmente em empresas que estão em crescimento constante.

Investimento, contratações, desligamentos, compras, inovação, escolha de novos projetos e muito mais.

O coaching de negócios não irá falar quais as melhores escolhas, mas sim ensinar ao empresário a encontrar formas mais assertivas de encontrar as respostas para as suas dúvidas.

Existem diversos métodos para tomar decisões, o que pode tornar o dia a dia dos gestores menos estressantes e sem culpa.

Já pensou em contar com um coach especializado em negócios? Conte com o Moacyr Castellani, exímio administrador de empresas e psicólogo, citado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) como um dos mais renomados coaches brasileiros.

Entre em nosso site agora mesmo e entenda um pouco mais sobre a sua metodologia, história, feitos e, claro, avaliações de seus alunos.

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.