Presencial ou coaching à distância: qual escolher?

beneficios-de-coaching
Coaching

Presencial ou coaching à distância: qual escolher?

 Você sabe qual é a melhor opção entre coaching à distância e presencial na hora de investir no seu desenvolvimento? Continue a leitura e descubra.

Coaching à distância ou presencial são opções de trabalho buscados por todos que desejam melhorar como pessoas e crescer profissionalmente.

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), publicada no Extra.Globo, mostra que 80% dos jovens desejam alcançar o sucesso antes dos 30 anos. 

Nesse cenário, o conteúdo universitário é essencial, mas não é único. Para alcançar o sucesso, o ser humano precisa desenvolver o autoconhecimento e aprender a identificar suas habilidades e potencialidades.

O jovem tem sede de conhecimento e o coaching é a ferramenta mais eficiente para quem deseja direcionar a sua carreira.

Também é uma eficaz alternativa para empresas que almejam investir no seu time e reter seus talentos, melhorando o processo produtivo da equipe, a qualidade do serviço e gerando mais resultados. 

Mas, afinal, existe diferença entre o coaching à distância e o presencial? Qual é o melhor para escolher?

 

Diferenças entre o coaching presencial e à distância

 

Independentemente da sua idade e profissão, o coaching é uma metodologia que envolve um conjunto de recursos e técnicas aplicados pelo coach que ajudarão você:

  • a rever sua atual situação,
  • compreender suas metas e objetivos,
  • reconhecer suas habilidades,
  • identificar os pontos que precisam ser melhorados,
  • saber buscar mecanismos para alcançar o que deseja, que pode ser no contexto financeiro, profissional, pessoal, social, familiar, entre outros.

 

Tanto o coaching à distância como o presencial podem ser realizados de forma individual ou coletiva, e a metodologia sempre visa a evolução de cada um dos coachees, ou seja, dos participantes.

O coaching executivo, por exemplo, tem papel vital no sentido de auxiliar profissionais e empresas, ajudando a desenvolver lideranças e promover uma atuação mais assertiva e efetiva dos colaboradores.

Compreenda como funciona a modalidade à distância e a presencial.

 

Como funciona o coaching presencial?

 

No coaching presencial, as reuniões podem ser individuais ou coletivas.

No coletivo, o coach (o profissional especializado e capacitado para auxiliar o coachee) pode ir até à empresa nos horários e dias combinados para levar o conhecimento e aplicar as técnicas, ou ainda as pessoas se dirigem a um local determinado.

No individual, é o coachee que vai ao local de trabalho do coach.

Independentemente de ser coletivo ou individual, no encontro presencial, o coach usa seus conhecimentos e aplica técnicas para promover reflexões, instigar questionamentos, auxiliar no desenvolvimento do autoconhecimento e das potencialidades de cada um.

Existem pessoas que também se sentem melhor seguindo uma rotina de horários, por isso, para elas, o presencial pode ser melhor.

 

Como funciona o coaching à distância? 

 

O coaching à distância tem o mesmo objetivo que o presencial – também pode ser coletivo para empresas ou individuais para empreendedores e líderes.

A modalidade à distância apresenta um diferencial quando se trata de um evento corporativo, ela possibilita que pessoas em home office ou colaboradores que estão em viagem possam participar das reuniões

O coaching à distância também possibilita que pessoas que têm o seu coach de preferência possam conversar com ele de onde estiverem. 

No ambiente online também se utilizam técnicas e ferramentas para promover a integração entre os participantes, levá-los a reflexão e ajudá-los na identificação de suas potencialidades e habilidades.

A grande vantagem do coaching à distância é o melhor aproveitamento do tempo, a inexistência da distância, e o conforto, segurança e comodidade, porque não existe a necessidade de deslocamento, bastando apenas uma boa conexão de internet.

 

Qual escolher?

 

No que se refere à melhor opção entre o coaching à distância e o presencial, o que precisa ser considerado é:

  • o conhecimento e o preparo profissional do coach que irá executar o programa,
  • a experiência do coach na modalidade pretendida,
  • a metodologia utilizada pelo profissional no ambiente virtual ou presencial,
  • o conteúdo que será executado.

 

O coach deve oferecer conhecimentos e aplicar técnicas que, em conjunto, irão auxiliar no desenvolvimento de pessoas e na conquista de resultados.

Não importa qual modalidade escolher, conte com a MetaCoaching!

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.