Saiba como funciona uma sessão de coaching

plano-de-carreira
Coaching

Saiba como funciona uma sessão de coaching

Quando o assunto é coaching, diversas dúvidas fazem parte desse universo. Saiba como funciona uma sessão e porque ela ocorre dessa forma.

Uma das maiores dúvidas sobre coaching, principalmente de quem nunca realizou uma sessão antes, é sobre como funciona cada encontro com o coach.

Muitas pessoas sabem que o processo de coaching tem diversos benefícios, onde um dos focos é o de transformar a vida pessoal ou profissional do cliente, promovendo autoconhecimento e incentivando a pessoa a sair de sua zona de conforto.

Nesse processo, que irá ser conduzido de acordo com o objetivo do cliente, diversas ferramentas e estratégias são usadas para que o coach possa conhecer mais sobre aquela pessoa e incentivá-la a realizar os próximos passos.

Pode parecer misterioso para algumas pessoas, mas a verdade é que o coaching é um processo legalizado, certificado e que segue diretrizes específicas.

Além disso, ele é formado e conduzido por profissionais renomados, como Moacyr Castellani, citado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) como um dos mais renomados coaches brasileiros.

Por não ser um processo específico para todos os casos, já que depende de cada cliente, há quem diga que não se trata de uma área da ciência, mas a verdade é que o coaching já mudou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Com a intenção de desmistificar muito do que se fala sobre esse processo e os seus métodos usados, criamos este post que fala de uma vez por todas como funciona uma sessão de coaching e o que geralmente ocorre nesses encontros.

Continue por aqui e surpreenda-se com o potencial dessa área, que pode não só melhorar a sua relação consigo mesmo, como despertar novos gostos, trazer informações ocultas e, claro, direcionar você para a realização dos mais variados objetivos.

Como funciona uma sessão de coaching?

As sessões de coaching possuem cerca de uma hora, quando feitas individualmente, e podem chegar até três horas, em casos bem específicos ou no caso de atendimento em grupo.

De forma geral, cada atendimento ocorre com uma semana de intervalo e o processo todo se finaliza em 10 encontros com o coach.

Esses atendimentos podem ocorrer tanto fisicamente como online, o que aumenta as possibilidades de uma pessoa que trabalha conciliar as consultas com a sua agenda. A única regra é que o local deve ser tranquilo e sem ruídos.

As sessões são guiadas por ferramentas e perguntas poderosas, para que o coach conheça melhor o cliente, impulsione determinados comportamentos e pensamentos daquela pessoa.

Essas perguntas não são focadas na vida pessoal do cliente. Elas são realizadas justamente para ativar a memória, questionar determinadas formas de pensar e até mesmo quebrar crenças limitantes.

Pode haver casos onde terá uma “lição de casa”, como preencher algum formulário, responder determinadas questões, colocar em prática o que fez sentido, bem como outras atividades, para enriquecer o seu progresso.

O que o profissional que aplica a sessão pode fazer?

Apesar de alguns processos serem específicos e as perguntas poderosas também, o coach pode intervir com a intenção de fazer o cliente interpretar a sua resposta, sem interferir no que ele respondeu e sim incentivá-lo a pensar no que respondeu.

O profissional também pode incentivar e motivar o cliente, principalmente no caso de pessoas que tendem a perder o foco facilmente ou não confiam muito em suas próprias decisões.

O que o profissional não pode fazer?

Para que o processo de coaching seja um sucesso, a relação de confiança e o sigilo são essenciais, além do respeito e ética.

Não faz parte da atividade do coach oferecer opiniões pessoais ou solicitar que preencha as atividades de determinada forma, com respostas específicas.

Agora que você sabe de tudo isso sobre o processo de coaching e as sessões, que tal presenciar essa experiência? Conheça o nosso site e os diversos tipos de trabalho disponíveis. Será um prazer ter você conosco.

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.