Como desenvolver a inteligência emocional?

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Como desenvolver a inteligência emocional?

Muito se tem falado sobre a necessidade de aprendermos a lidar com as inteligências artificiais ou nos prepararmos para sermos substituídas por elas. Mas a habilidade mais relevante e fundamental para a nossa sobrevivência e desenvolvimento, principalmente no mercado de trabalho, é o autocontrole. 

Pessoas que não sabem lidar com suas emoções perdem a paz, a razão e acabam criando ambientes tóxicos. A falta de inteligência emocional também pode resultar em prejuízos financeiros e profissionais.

Em meio às pressões, incertezas, metas, crises e relacionamentos difíceis, a tendência é sucumbirmos ao desespero, à ansiedade ou à depressão. Existem pessoas que simplesmente “explodem”, e as consequências podem ser devastadoras.

Peter Drucker, um dos mais renomados consultores de gestão e teóricos organizacionais do século XX, já havia nos alertado sobre isso em sua famosa frase: “As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.”

Nas tempestades da vida, precisamos aprender a ajustar nossas velas, reforçar a estrutura do nosso barco e ter sempre em mente a máxima: “Quem perde o controle das emoções perde o controle das situações.”

E como reassumir as rédeas da minha vida?

O renomado psicólogo, especialista em ciências comportamentais e autor best-seller Daniel Goleman identificou e registrou no seu livro “Inteligência Emocional” os cinco pilares do autocontrole:

1º AUTOCONSCIÊNCIA

Este pilar refere-se à capacidade de reconhecer e compreender suas próprias emoções, incluindo a consciência dos seus pontos fortes, limitações, traumas, valores e objetivos pessoais. 

A origem está no autoconhecimento, na autoanálise e na autoavaliação, pois permite uma compreensão mais profunda de si mesmo e das emoções que influenciam seu comportamento. 

2º AUTORREGULAÇÃO: 

Trata-se da habilidade de gerenciar e regular suas próprias emoções, impulsos e comportamentos de maneira construtiva. Isso envolve a capacidade de controlar impulsos, lidar com o estresse, adaptar-se a mudanças, ter uma mentalidade positiva diante dos desafios da vida e manter o equilíbrio emocional em diferentes situações, principalmente em ambientes hostis. 

A autorregulação também passa pela autorresponsabilidade, que refere-se à ideia de que cada indivíduo é responsável por suas próprias escolhas, ações, reações e resultados na vida. 

3º MOTIVAÇÃO: 

Este pilar diz respeito à capacidade de direcionar suas emoções para alcançar metas pessoais e profissionais significativas. Pessoas com alta inteligência emocional são capazes de manter-se motivadas, mesmo diante de desafios e obstáculos, e têm uma forte orientação para alcançar o sucesso a longo prazo.

É a capacidade, por exemplo, de transformar a raiva e a indignação em energia para construir um futuro melhor

4º EMPATIA: 

Refere-se à capacidade de se conectar com as pessoas no aspecto emocional, buscando a compreensão de suas perspectivas e necessidades. 

Esta habilidade permite que você reaja de maneira sensível e apropriada. Isso é fundamental para construir relacionamentos positivos e colaborativos.

5º HABILIDADES SOCIAIS: 

Isso inclui habilidades de comunicação, resolução de conflitos, trabalho em equipe, liderança e influência. 

Pessoas com alta inteligência emocional são habilidosas em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e produtivos com os outros.

Embora tradicionalmente associemos a liderança à influência sobre os outros, é igualmente importante desenvolver habilidades de liderança pessoal para alcançar o sucesso.

O coaching é uma ferramenta fundamental neste processo. Saiba mais sobre os recursos oferecidos pela Metacoaching clicando aqui.